Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Uma empresa é, normalmente, uma sociedade de pessoas e de capitais. É de pessoas, porque duas ou mais pessoas se unem em sociedade para a exploração de uma determinada atividade. É de capitais, porque não são apenas as pessoas que se juntam, mas, também, seus recursos financeiros (capitais) que, unidos em sociedade, passam a constituir uma nova pessoa, ganhando inclusive personalidade jurídica.

O diferencial é que "essa pessoa jurídica" não possui pernas, braços e nem cérebro. Ela precisa da "cabeça" de outras pessoas para se conduzir no mundo dos negócios. Daí surge a necessidade da administração da empresa.

A administração é citada no livro "Como Formar o Preço de Venda" de Jovi Barboza e Genival Ferreira (Editora Flamar, 2002) como uma instituição dentro da empresa, cuja finalidade é dar mobilidade, fazer com que a empresa se mova, ande, caminhe. É, enfim, a administração que se faz braços, pernas e cérebro da pessoa jurídica.

Se a administração for bem feita, a empresa crescerá, gerará lucros e cumprirá sua função social. Se não for, adoecerá, como qualquer pessoa, e poderá até "morrer".

A doença da empresa pode estar nas finanças, na economia, no patrimônio da empresa, quebrando seu equilíbrio e levando os sócios a perderem o que investiram.

Para que tudo dê certo, ou quase certo, numa empresa, é necessário que se faça uma administração boa e correta, adequada ao tipo e ao momento da empresa e às condições de mercado em que ela se encontra.

Em qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno, a necessidade administrativa é a mesma: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Os grandes mestres da Administração de Empresas, como Peter Drucker, por exemplo, difundiram essa expressão ao longo de muitos anos para determinar o modelo ideal de comportamento do empresário.

Planejamento, organização, coordenação, comando e controle: receita para a perfeita administração. Aplicando, dá certo.

Cinco chaves para o sucesso empresarial

A boa administração é aquela que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço, envolvendo várias etapas importantes:

• Planejar é a ação onde estabelecemos as estratégias que iremos adotar para atingir os objetivos.

• Organizar é deixar claro como será feito, quem irá fazer, o que, quando, onde e porque.

• Coordenar é harmonizar os esforços de um grupo de pessoas.

• Comandar é fazer cumprir as ordens estabelecidas.

• Controlar é medir e avaliar se os resultados obtidos estão dentro dos objetivos previstos.

Últimas Publicações

  • Finanças Comportamentais | Tomando Decisões Mais Inteligentes

    No mundo dos negócios, a lógica e os números parecem ser os únicos guias para o sucesso financeiro. No entanto, o comportamento humano tem um papel crucial nas decisões econômicas, muitas vezes levando a erros dispendiosos. É aqui que as finanças compor.. (continue lendo)

  • Black Friday | Guia Simples para Pequenos Comércios

    A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do varejo, e mesmo os pequenos negócios podem e devem participar. Com planejamento e foco, é possível se destacar e colher ótimos resultados.  

    continue lendo)

  • Pequenas Empresas e o Mundo Digital

    O cenário econômico brasileiro é um desafio constante para as pequenas empresas. Com a complexidade tributária em evolução, a necessidade de digitalização e um mercado consumidor cada vez mais exigente, a resiliência e a adaptabilidade se tornam qua.. (continue lendo)

  • ECD 2025 | O Prazo Final 30 de Junho

    O calendário fiscal de 2025 está a todo vapor, e para muitas empresas, a atenção se volta para uma das obrigações mais importantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): a Escrituração Contábil Digital (ECD)continue lendo)

  • A Reforma Tributária e o Impacto no Agronegócio

    Com a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023 no final do ano passado, a implementação dos novos impostos e a regulamentação por meio de leis complementares se tornaram o foco principal de discussões e preocupações.  

    .. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

  • Gestão do Tempo | Planeje suas Atividades e Conquiste Mais!

    Em um mundo cada vez mais acelerado, a gestão do tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Não se trata de espremer mais tarefas em 24 horas, mas sim de trabalhar de forma mais inteligente, priorizando o que realmente importa e garantindo tempo para o trabalho.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb