Novo cenário exige capacitação e ajuste do produto

Pós-crise colocou na ordem do dia a necessidade de agregar valores.

Dentre as várias vertentes para as empresas se ajustarem ao mercado cada vez mais competitivo, duas se destacam. A primeira é ter uma equipe eficiente e determinada, uma vez que a competitividade está diretamente ligada à qualidade de seus profissionais e ao envolvimento que eles estabelecem com o ambiente de trabalho. A segunda é dar um novo tratamento à marca dos seus produtos, com embalagens elaboradas a partir de critérios mercadológicos, para que se destaquem aos olhos dos consumidores.

Nunca antes neste país a formação profissional e a atualização de linguagens foram tão importantes. Principalmente porque o cenário pós-crise, com o país em evidência no cenário internacional, colocou na ordem do dia a tese de agregar valores, como sendo um princípio elementar para se desenvolver e competir, o que exige escola e muita técnica.

Se por um lado as multinacionais que estão chegando ao país escolhem a região para se instalar de acordo com a qualificação da mão de obra disponível no local ou a eficiência da cidade em preparar seus jovens, por outro, as empresas já instaladas precisam investir no aprimoramento dos talentos que possuem para não se perder com o ritmo das mudanças, garantindo assim sua sobrevivência.

Os profissionais que não se enquadram no novo cenário, infelizmente estão sendo colocados de lado. O lado bom é que os funcionários da linha de frente de uma empresa, que compreendem sua missão, ganham cada vez mais espaço e são promovidos. E o que significa ser da linha de frente? Estar no grupo daqueles que além de talento levam consigo valores alinhados aos da organização.

A lógica é evitar o que aconteceu durante o período pré-crise, quando as empresas perderam muitos talentos, que corriam para as que pagavam mais. Nesse sentido, as corporações estão revendo seu sistema interno de relações, abalado pela crise, para dar mais ênfase a comportamentos de colaboradores que estejam em sintonia com os valores da corporação.

Pesquisa do consultor Daniel Denison, que leciona na escola de negócios suíça IMD, reforça a tese de que as empresas mais bem avaliadas em aspectos culturais, como missão, envolvimento e integração, apresentam taxa média de retorno sobre investimento superior em até 15 pontos percentuais em relação às concorrentes, o que dá base às mudanças conceitual e exige dos profissionais fidelidade e envolvimento com à empresa que o contrata.

Design

Quanto ao produto, Fabio Mestriner, designer e consultor em inteligência de embalagem e coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, enfatiza a necessidade de adequação das embalagens baseado na realidade das gôndolas. "Sabemos que mais de 90% dos produtos vendidos nos supermercados não tem qualquer apoio de marketing ou comunicação, dependendo exclusivamente da embalagem para competir".

Segundo ele, essa situação representa uma ótima oportunidade para as pequenas empresas reduzirem sua distância em relação às grandes e utilizarem suas embalagens para competir com mais eficiência ou até em pé de igualdade com as supermarcas. "Afinal, por meio da embalagem a pequena empresa pode ser grande aos olhos de seus consumidores".

O convênio Sebrae/Abre para o desenvolvimento de design de embalagem à pequena empresa tem demonstrado aumentos nas vendas de 150%, 200% e até superiores a 300% nos projetos que orientaram.

A conclusão do professor é que “as oportunidades estão aí para aqueles que desejam atuar junto a este enorme mercado representado pelas pequenas empresas. Os designers que se dedicarem a elas, não só verão seus negócios prosperar, como também contribuirão de forma decisiva para o progresso de seus clientes, pois as empresas que hoje são grandes, já foram pequenas um dia”.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb