Transparência para alinhar o público interno ao externo

A comunicação interna é fundamental para definir o discurso de uma organização.

Este ano a Caterpillar Brasil ficou em primeiro lugar nos dois principais rankings das melhores empresas do país para se trabalhar: Great Place to Work Institute, publicado pela revista Época, e Guia Você S.A., da Exame.

Entusiasmado com os resultados obtidos durante o período doloroso da crise financeira, em que a empresa tomou medidas duras para contornar a situação, Luiz Carlos Calil, presidente da CAT, disse que seus colaboradores se sentem “orgulhosos” de pertencer a uma equipe vencedora.

A notícia do resultado correu com rapidez pelos corredores da empresa e, logo após, toda equipe estava em festa e se cumprimentava com visível felicidade. O segredo do sucesso, de acordo com Calil, foi o diálogo e a transparência. “A maneira como tratamos nossos colaboradores durante a crise contou muito”, disse.

Para André Trez, pós-graduado em marketing, e o jornalista Bruno Espinoza, em artigo ao Portal da Administração, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para definir o discurso de uma organização e agregar valor a sua marca. “A qualidade da comunicação que uma empresa presta ao mercado e à imprensa é, muitas vezes, consequência da eficiência da comunicação exercida nos seus corredores e pelas equipes”.

No entender da dupla, para que a comunicação externa tenha eficácia é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e suas estratégias de posicionamento. “Com a comunicação interna, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que a empresa quer passar ao mercado”.

Essa comunicação é também um papel do líder. “Todo bom e moderno gestor tem papel preponderante como o ‘primeiro comunicador’ entre a sua equipe e a organização. O crescimento da comunicação interna – estes eficientes gestores já sabem – é resultado de uma mudança comportamental no mundo dos negócios”, explicam.

A integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. “A experiência nos dá claros testemunhos de que colaboradores envolvidos com a realidade organizacional trabalham em grande sintonia com os valores da empresa e com as expectativas que se cultivam todos os dias”, destacam os articulistas.

Para eles, conhecimento recíproco é a alma da comunicação interna. “Quando um colaborador tem clareza do seu papel na organização e reconhece o seu posicionamento no todo empresarial, fica mais fácil obter coerência entre as suas expectativas e potencialidades com os objetivos, as metas e os desafios da organização. Mas deixam claro que de nada adianta medir resultados se a comunicação não estiver em sintonia com o que foi planejado.

Em síntese, Trez e Espinoza garantem que as empresas obtêm sucesso se nenhum de seus gestores tiver receio de abrir os canais internos por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica das corporações.

A aplicação correta desses critérios comprova a força da marca Caterpillar, usada como exemplo, cujas posições nos melhores rankings foram comemoradas com entusiasmos por Calil e pelos seus 4.200 colaboradores. Pois se trata de um exemplo significativo de alinhamento na comunicação entre público interno e externo.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb