RH como parceiro estratégico dos negócios

Mais do que reduzir custos, é preciso investir em qualificação.

Em tempos de turbulência do cenário econômico mundial, as orientações dos economistas seguem para a redução de custos em toda a organização. Mas, e o RH (Recursos Humanos)? Como fica o capital intelectual de uma empresa? É neste momento, segundo especialistas, que este setor pode ajudar os gestores a enfrentar uma crise mundial. Mais do que cortar gastos, é preciso saber como, onde e quando investir nos profissionais. 

De acordo com Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Nacional, o setor deve ser um facilitador no processo de ajustamento das empresas em períodos de crise. “Este é o momento para qualificação profissional e não para demissão de trabalhadores. O resgate do capital intelectual depois da crise torna-se ainda mais caro para uma organização”, aponta.

Ao invés de férias coletivas, a recomendação de Chelotti é para a capacitação técnica dos colaboradores. “A participação deve ser efetiva em toda a sociedade e cada parte pode contribuir em conjunto. O setor de recursos humanos, sindicatos, trabalhadores, governos e empresários precisam ser aliados”, diz. É essa união de esforços que deve ser pensada por todos, inclusive, nas definições atuais de jornada de trabalho e de salários e no layoff (afastamento para qualificação profissional).

A redução de custos faz parte do contexto empresarial e aparece, principalmente, em tempos de turbulência econômica. Assim, tal controle deve ser realizado de forma clara e equilibrada, afirma o presidente da associação. “Acredito que as empresas devam fazer apenas aquilo que pode ser feito, sem mesquinharia. Os micro e pequenos empresários, certamente, deverão sofrer mais neste momento”, diz ele, que também é executivo de recursos humanos de uma empresa. 

Apesar das dificuldades atuais enfrentadas pelas organizações, Chelotti reafirma que o momento é o de fazer o mínimo de cortes, mas também o de investir em qualificação técnica. “Estamos otimistas, porque algumas alternativas estão sendo pensadas nesta crise e o RH procura, de todas as formas, aproveitar estas pessoas que demoraram muito tempo para ser qualificadas. Manter empregados e investir em treinamento é o ideal”, acredita.

·    Investimentos

Alguns empresários já buscam a alternativa da qualificação profissional neste momento. Segundo Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracianni Desenvolvimento de Empresas, em tempos de crise, a dica é seguir na contramão das demais organizações. “Enquanto todos cortam custos, a hora é a de investir em processos, recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento, para conseguir chegar fortalecido quando a crise terminar. A inovação será o diferencial no futuro”, garante. Na Pieracciani, por exemplo, serão aplicados 25% a mais de horas em treinamento dos 30 colaboradores, em relação ao que foi realizado no ano passado. “Este é o momento para investimentos”.

Para ele, esta é uma crise em que há poucos recursos e, por isso, estar na contramão dos acontecimentos empresariais será fundamental para chegar fortalecido no final dela. “Ao investir em novos desenvolvimentos haverá amadurecimento ao término da turbulência”, diz Pieracciani. Tais investimentos podem ser realizados em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), bem como no RH, pois não há inovação se não houver pessoas e tecnologias aliadas. “A união desses setores será responsável para deixar a organização ainda mais inovadora”, finaliza o empresário, que atua há 18 anos no mercado e que, atualmente, está contratando profissionais.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb