Gestão de Operações | Planejamento e controle da produção

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma função administrativa para orientar a produção e servir de suporte para controle, apoiando ações desde a idealização de um produto novo, passando pela fabricação, armazenagem, até o consumidor final.

Muitas pessoas ao ouvirem o termo “produção” pensam em fábricas, tornos e linhas de montagem. Originalmente, a maioria dos conceitos e técnicas de planejamento, programação e controle da produção veio de aplicações em fabricas. Recentemente, estas técnicas e conceitos migraram para a área de serviços, que mais cresce no mundo corporativo. Grande parte das empresas prestadoras de serviços, como bancos, escolas, lanchonetes, locadoras de carros, seguradoras etc. pode e deve ser tratada como “fabricantes de serviços”.

A conceituação de sistemas produtivos abrange tanto a produção de bens como a de serviços. Para atingir seus objetivos, os sistemas produtivos devem exercer uma série de sistemas operacionais, que vai desde o projeto dos produtos até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de pessoas, aplicação de recursos financeiros, distribuição de produtos etc. De forma geral, essas funções básicas podem ser agrupadas em Finanças, Produção e Marketing.

As atividades desenvolvidas pelo planejamento e controle da produção são “estratégicas”, quando definidas as políticas de longo prazo da empresa; “táticas”, quando estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, e “operacionais”, quando preparados os programas de curto prazo e seus acompanhamentos.

Nas atividades operacionais, o PCP preocupa-se em gerenciar e prever as necessidades futuras para satisfazer continuadamente a demanda produtiva, fazer com que os recursos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequada e a operação seja otimizada, auxiliando na administração e na avaliação dos métodos e procedimentos necessários para a tomada de decisões, com resultados significativos e vantagens competitivas para a organização.

Com as facilidades na aquisição de novas tecnologias de produção e gerenciamento, estão inseridas em um mesmo ambiente competitivo todas as empresas, micro, pequenas, médias e grandes. A empresa que estiver mais preparada terá melhores resultados.

Fabricação de um produto

As fases do planejamento e do controle na fabricação de um produto:

1.   Planejamento

a) Determinação dos tipos e quantidades dos produtos a serem fabricados.

b) Roteiro, que é a lista das operações que compõem o processo de produção do produto. Esta é a fase de como e onde as operações serão feitas e o tempo unitário de fabricação do produto ou serviço para cada uma das operações. Todos os equipamentos, ferramentas e acessórios também são planejados nesta fase.

c) Aprazamento, determina-se o quando será iniciada e terminada a produção, e por diferença, quanto tempo levará para produzir.

d) Liberação, ou despacho, que consiste essencialmente, na mobilização dos recursos para produção, antes do momento em que esta deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

2.   Controle

Nesta fase é iniciada a produção e seu acompanhamento, até a apuração final dos resultados. A estrutura de controle é a mesma que a do planejamento. Todas as etapas desenvolvidas no planejamento serão verificadas na fase de controle.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb