Prepare-se para o trabalho do futuro

O modelo vigente de emprego formal está com os dias contados.

A atuação em um trabalho com horário fixo, tendo a rotina para iniciar e terminar, está cada dia mais distante dos assalariados brasileiros. A nova ordem mundial está em busca de profissionais altamente capacitados e que possam atuar não mais vinculados aos padrões tradicionais de trabalho, mas por meio de projetos. 

De acordo com o consultor e especialista na área de Recursos Humanos, José Floro Sinatura Barros, proprietário da Floro Gerenciamento de Carreira, este modelo já é uma realidade nas empresas ”principalmente nas de médio e pequeno porte”, cita. A tendência desta mudança de relação entre empregado e empregador está cada vez mais forte, onde não há qualquer vínculo entre ambos.

O ponto positivo desta mudança é que o profissional prepara-se para trabalhar com projeto, ficando sempre antenado com o mercado. “A questão principal é que todos serão vendedores, pois terão que buscar novos trabalhos para se manter na empresa”, completa Floro. Esta nova estrutura, ainda segundo ele, mantém o empregado engajado. A liberdade de tempo para a execução dos trabalhos também é outro fator positivo.

“O profissional terá mais liberdade para agir, ou seja, poderá fazer o projeto em casa, escritório próprio, associações, entre outros, e determinar os melhores horários, mas sempre de acordo com o prazo de entrega”, garante Floro. Mas há alguns pontos negativos, principalmente no que refere-se à cultura hoje existente no país.

Esta revolução foi prevista pelo francês Thierry Gaudin, fundador e presidente do Foresight 2100, uma das mais importantes organizações mundiais de prospecção de tendências econômicas e socioculturais. Em entrevista à Revista Planeta, em agosto deste ano, Gaudin  afirma que o modelo de organização do trabalho desenvolvido ao longo do século 20 passará por um processo radical de transformação. Hoje, em diversos locais do mundo, há pessoas que já retornaram ao campo ou trabalham à distância, bem como desempenham outro tipo de trabalho.

As prospecções do Foresight 2100 apontam a década entre 2010 e 2020 como o período de maior mudança nas relações de trabalho. A ligação não será mais jurídica, tornando-se cada vez mais informal. A prestação de serviços não está destinada a desaparecer amanhã, mas a imagem de um assalariado colocado sob a autoridade de um patrão durante oito horas diárias está com os dias contados. Para a organização, o modelo ainda vigente de uma semana de trabalho (44 horas), e de um emprego formal, está superado. Resta apenas aos empregadores cumprirem com a legislação de forma correta e sem exploração, como já ocorre na Europa.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb