Confira outras estratégias para unidades de negócios

Confira outras estratégias para unidades de negócios

O empresário preserva o capital investido com decisões na hora certa

Dos três tipos básicos de estratégias que podem ser adotadas pelo empresariado para atingir os objetivos estabelecidos: liderança em custos, diferenciação e foco, fica implícito que elas são adequadas para empresários que tenham estabelecido objetivos de crescimento e melhoria de resultados financeiros dos negócios.

Além dos objetivos, a escolha de qual das estratégias será mais adequada depende de um conjunto diversificado de fatores do ambiente externo (ramo de atividade e índice de crescimento, ponto, taxa de juros, impostos, concorrência etc) e do ambiente interno (mão-de-obra, organização, visual, capacidade gerencial, vontade do empresário, entre outros já citados em artigos anteriores).

Outras decisões também são estratégicas e podem ser adotadas por unidades de negócios, tanto pela necessidade do empresário, quanto dos indicadores que vêm sendo obtidos. Por exemplo, a decisão de encerrar um negócio, tomada no tempo correto, pode ser uma estratégia adequada. São inúmeros os casos em que houve arrependimento por essa decisão não ter sido realizada antes.

Quem primeiro analisou e publicou um trabalho apresentando outras opções estratégicas, além do crescimento, foi o autor americano Philip Kotler. Para esse autor, a empresa deve determinar o quanto sua carteira de negócios em cada unidade é saudável. Dependendo da análise, outras opções estratégicas, além do crescimento, podem ser adotadas. Estas, segundo o autor, podem ser a de manter, abandonar ou colher a unidade de negócios.

A opção de manter tem como objetivo continuar obtendo a mesma porcentagem de participação no mercado, para que a unidade de negócios continue rendendo fluxos positivos de caixa. Quando se adota a opção de abandonar, o objetivo é liquidar ou mesmo encerrar o negócio para que os recursos materiais e humanos possam ser melhor utilizados em outra unidade ou em outro lugar.

Na opção colher, o objetivo é retirar-se de um negócio pela venda da unidade e fazendo caixa para aplicação em outra empresa ou atividade. Geralmente, esta envolve reduções de custos pela eliminação de pessoa, pesquisa e desenvolvimento, despesas de propaganda etc. Na maioria dos casos, a empresa que adota esta solução depara-se com questões sociais e éticas.

Com o conhecimento destas opções, o empresário deve adotar o exercício dessas reflexões periodicamente, podendo preservar o precioso capital investido, com a tomada das decisões na hora certa. Uma das maneiras de realizar esse exercício é basear-se em dados quantitativos: números do negócio. Devem ser escolhidos indicadores que melhor representem as diversas situações da empresa, tais como lucro líquido, rentabilidade sobre o patrimônio, quantidade de vendas/clientes, índice de satisfação e muitos outros.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb