Construa a visão da sua empresa

Construa a visão da sua empresa

Você é um empresário de visão ou trabalha para uma empresa visionária? Como você imagina que será esta empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas ao se analisar o termo visão, utilizado em diferentes situações ao longo da história e que apresenta significado específico sob o ponto de vista empresarial.

Dizemos que existe uma visão da empresa quando esta faz uma descrição de como ela é conhecida. Significa que a direção, ao visualizar um futuro geralmente distante, descreve-o compartilhando com as demais pessoas da organização. Esta visão é também a percepção do rumo para onde a empresa deve ser direcionada.

Ela pode ser comparada à navegação marítima da antiguidade, onde o capitão define a direção a seguir pelo navio, conforme os objetivos estipulados e gerando confiança na tripulação.

Nota-se, que para a criação da visão, não há necessidade de saber o ponto exato da chegada ou como serão os detalhes desse porto. Trata-se de imaginar uma situação desejável de uma realidade futura e possível para a organização.

Mas, quando é importante criar ou divulgar a visão da organização? Qual o valor que ela agrega aos negócios? As respostas estão na motivação da equipe: contar com um time que sabe qual o rumo a ser seguido é contar com pessoas alinhadas em palavras e ações.

Um exemplo conhecido é o da equipe de voleibol do Brasil, comandada pelo técnico Bernardinho. O sonho de ser campeã mundial motivou os jogadores para treinar muito e desenvolver uma capacidade e então chegou à primeira vitória em 2001.

Assim, tendo um horizonte, um sonho, a equipe com certeza vai saber se posicionar e executar muitas das ações, mesmo quando o empresário estiver distante. Alguns dirigentes já têm esse sonho, essa visão, e que guardam para si.

· Faça sua declaração

O interessante e desafiador é ousar e expor esta visão por meio de uma declaração, que trará benefícios para a equipe/empresa. Como expressar essa declaração - seja micro, pequena ou grande empresa - depende da direção em acreditar nos benefícios e tomar a decisão de fazê-la.

Ao tomar esta decisão, o próximo passo é buscar esta declaração. O método é o das tentativas, pois cada empresa tem características próprias e ambientes internos e externos. Assim, não existe fórmula ou metodologia para a criação dessa declaração.

Uma simples frase pode sintetizar essa visão sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Ela pode surgir em um instante ou demorar muito tempo para se concretizar. Quando ela surgir, após vários textos experimentados, você perceberá o esforço recompensado.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb