Construindo a missão da sua empresa

Construindo a missão da sua empresa

É senso comum que todas as pessoas têm uma missão na vida. O mesmo pode ser aplicado às empresas. A grande maioria delas nasce quando o empreendedor iniciante encontra uma maneira de fornecer bens ou serviços ao mercado.

No início, o empreendedor é somente o criador da ideia que, junto com poucas pessoas, trabalha para atender diretamente seu público. Ou seja, todos acabam sabendo “o quê” e “como” fazer para entregar aquilo que o comprador deseja. Assim, a multiplicação desse atendimento leva a organização a crescer.

Porém, o crescimento da empresa, por meio da entrada de novos colaboradores e a estruturação da organização em setores ou departamentos, acarreta um distanciamento natural entre empresário e cliente. É nesse momento que há necessidade de realizar a divulgação da missão da organização.

Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização, as crenças e valores a serem praticados, além da verdadeira identidade dela. É uma forma dos dirigentes motivarem a sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial.

Embora seja o objetivo de toda corporação com fins lucrativos, o de ganhar dinheiro, isso é apenas a consequência de uma necessidade satisfeita. Como causar essa satisfação é o que deve ser divulgado.

Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Dessa forma, cria-se um meio de contribuir à sua continuidade.

Como fazer

Elaborar uma declaração de missão envolve inspiração, criatividade e muito trabalho. Para fazê-la, não existe uma receita única. O método das tentativas é o mais utilizado. Pode-se iniciar escrevendo frases em uma folha de papel: descreva o que a empresa faz e o que há nela de melhor em relação aos concorrentes, diferenciando-a deles.

A seguir, faça uma lista das principais crenças e valores, considerados fundamentais. A organização também deverá seguir uma linha da qual não abre mão. Exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, inovação etc. Em seguida, tente compor a declaração de missão, juntando frases daquilo que a organização faz com um ou dois valores selecionados, para não ficar extenso.

Uma pesquisa na internet, com exemplos de missão de outras empresas, é uma boa maneira de se inspirar para mais essa viagem em busca das boas práticas empresariais. Após algum tempo de trabalho e reflexão, você consegue elaborar a sua declaração de missão. Parabéns! Agora você pode divulgar a todos a missão da sua empresa. 

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb