Valorização do funcionário: sua empresa só tem a ganhar

É preciso mais do que bons salários para motivar uma equipe.

A jornalista Cristiane Medeiros anseia por uma promoção na empresa de comunicação em que trabalha. Há quatro anos ela executa as mesmas tarefas, sem novas responsabilidades e desafios. A insatisfação tem prejudicado seu desempenho profissional, ainda mais quando a chefe lhe diz que não há pretensões de plano de carreira na empresa. Mais do que um bom pagamento no mês, Cristiane sofre com a falta de reconhecimento profissional.

E para que sua empresa ganhe com isso é preciso utilizar uma das principais ferramentas motivacionais: o elogio. Claro que ele deve surgir quando há merecimento, buscando sempre incentivar cada vez mais o trabalhador, sem ser piegas ou exagerado. Esta função deve ser exercida por uma única pessoa, o gestor. Cabe a ele dizer ao funcionário que o trabalho dele é importante e que faz parte do “todo” da organização.

Com este mecanismo simples, o profissional sente-se reconhecido, transformando o ambiente organizacional e deixando-o mais produtivo e agradável. A atitude, neste caso, vale mais do que um contracheque “gordo”. Além do elogio, outros fatores efetivamente motivadores são: responsabilidade (desafios) e reconhecimento profissional, inclusive por meio da premiação.

É importante ainda que o gestor conheça e reconheça cada membro de sua equipe como único e distinto, respeitando-o e procurando entender seus valores, expectativas e ambições. Bons gestores são aqueles que utilizam, da melhor forma possível, os instrumentos gerenciais disponíveis na organização.

Portanto, se o empresário puder unir estas ações será ainda melhor para motivar os colaboradores. Quando uma pessoa escolhe, ou está exercendo uma função, ela busca realização pessoal com o trabalho. Essa realização é proporcionada pelo desafio que sua carreira lhe traz e, depois de tanto esforço para executar uma tarefa tão difícil ou trabalhosa, o que o colaborador espera é o "desaparecido" reconhecimento.

Salário e recompensas são apenas conseqüências de um bom trabalho. Porém, as empresas que não motivam seus empregados podem perder seus melhores colaboradores. Muitas empresas estão de olho em profissionais de outras corporações, principalmente os qualificados. Para os trabalhadores, é fundamental se aperfeiçoar sempre. O conhecimento é que faz diferença. Assim, é fácil observar que o sucesso de uma empresa é a conseqüência direta da satisfação de seus colaboradores, trazendo bons frutos para eles e para os empregadores.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb