Monitore o ambiente externo

Monitore o ambiente externo

É nele que se encontram possibilidades para mudar o rumo dos negócios.

“Se você não pode com os inimigos, junte-se a eles”. O provérbio, muito conhecido do povo brasileiro, é uma máxima empresarial. Claro que não pode ser levado exatamente ao “pé-da-letra”, mas deve ser analisado com o propósito de que, ao conhecer o seu adversário, será possível mudar o rumo dos seus negócios. Por isso, é importante monitorar o ambiente externo, pois é nele que se encontram as oportunidades e ameaças empresariais.

Assim como existem algumas coisas na vida que não podemos controlar - como clima, preço dos combustíveis, dólar, inflação etc. - também ocorre o mesmo com os concorrentes. É impossível, ainda, prever como e onde estes fatores estarão nos próximos anos ou no próximo mês. Não podemos antever o aparecimento de um concorrente em nosso segmento de mercado ou em nossa área de atuação.

Os fatores que compõem o ambiente externo são considerados importantes para a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, seja indústria, comércio ou qualquer outro tipo de atividade. A característica comum entre estes fatores é a falta de domínio que o empresário pode exercer sobre eles. Caso seja favorável ao negócio, é possível usufruí-los em benefício da empresa. Porém, se indicarem circunstâncias desfavoráveis, de nada irá ajudar.

Importância externa

Se não podemos exercer influência sobre os fatores externos, por que são importantes no planejamento estratégico da empresa? Porque cada fator externo tem influência diferente para cada empresa ou negócio. A sugestão é que cada organização possua uma relação dos fatores, em ordem de importância, facilitando a observação das mudanças. Caso esta relação seja feita em conjunto entre as lideranças da empresa, melhor ainda: é uma boa oportunidade para ajustar os ponteiros, unindo o pensamento de todos.

Inflação, preço dos combustíveis, concorrentes velhos e novos, desemprego, reciclagem, leis e regulamentos, costumes e crenças, entre outros, são fatores que podem influenciar no presente ou no futuro de forma distinta e para diferentes tipos de empresas. Portanto, ao analisar todos os fatores listados, atribua a cada um deles uma nota, conforme o grau de importância no seu negócio.

Painel de negócio

Com os fatores externos listados por ordem de importância, sendo impossível agir sobre suas causas, o próximo passo é a descoberta (decisão) se cada fator pode constituir uma oportunidade ou ameaça aos negócios. Dessa forma, um negócio saudável deve conter um bom número de oportunidades, com menor número de ameaças para seguir uma direção e alcançar um objetivo determinado. Com o painel, entre os fatores externos importantes a serem acompanhados, aproveite para, em alguns minutos, analisar as notícias e captar as tendências mais importantes.

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb