A noite mal dormida gera irritabilidade, falta de concentração e baixa coordenação.
O sono é fundamental a uma vida saudável. O corpo não precisa apenas dormir, mas também, sonhar. O sonho é um mecanismo de reorganização da mente. Durante a noite ele dá vazão às emoções internas. O sono, portanto, equilibra a consciência e habilita o corpo para o bom desempenho das atividades domésticas e profissionais.
É preocupante saber que mais da metade dos brasileiros dizem dormir mal, seja por variação na qualidade do sono, seja por insônia. Além dos problemas de saúde adversos decorrentes da mente que não descansa, a irritabilidade, a falta de atenção e de coordenação são algumas consequências desse desequilíbrio, que comprometem sobremaneira a capacidade de concentração na hora de resolver questões técnicas e operacionais.
Não se deve esquecer que o relógio biológico é preparado para trabalhar durante o dia e descansar à noite. A inversão dificulta o rendimento e deixa o profissional exposto a problemas de saúde, com desdobramentos imprevisíveis. Por outro lado, as pessoas que dormem bem levam uma vida mais saudável e estão melhor habilitadas para um bom desempenho no trabalho.
A orientação dos especialistas em saúde é que a pessoa com dificuldades para dormir busque uma solução dentro de si mesma. Caso isso não seja possível, que consulte um profissional em psicologia ou um especialista no assunto. Há várias técnicas que facilitam uma boa noite de sono, como exercícios de relaxamento e meditação. Não ingerir alimentos estimulantes antes de se deitar também é uma orientação básica.
O incorreto e muito arriscado, ao diagnosticar que o sono não está chegando com a facilidade esperada, é encontrar alternativas em bebidas alcoólicas e calmantes. O primeiro só acarretará em mais desgaste ao corpo e à mente. Quanto a medicamentos, não devem ser ingeridos sem orientação médica. O ideal é encontrar alternativas que estejam em sintonia com uma vida saudável.
12 Dezembro - 2025
Moeda norte-americana recua para R$ 5,40, no dia seguinte à Super Quarta. Mercado também reage à queda dos juros nos EUA
12 Dezembro - 2025
Impulsionado por transporte aéreo e o rodoviário de cargas, setor acumula alta de 3,7% em nove meses e alcança a melhor sequência desde 2022
12 Dezembro - 2025
Acumulado de 12 meses é o menor desde fevereiro de 2024
12 Dezembro - 2025
Segundo entidade, juros altos e emprego fraco devem frear economia
Desenvolvido por: TBrWeb