Caminhada | Tudo fica mais leve

Tão próxima da gente e tão distante em nossas escolhas. Caminhar é simples e eficaz para combater o sedentarismo. Acompanhada de uma boa alimentação, ajuda a emagrecer. Ajuda no controle do colesterol e da diabetes. Reduz o estresse. Deixa os ossos mais fortes. Fortalece os músculos. Melhora a respiração. Oxigena o cérebro e aumenta a circulação do sangue. Acelera o metabolismo. O coração funciona mais leve. Melhora a imunidade do corpo. Ajuda a ter um sono tranquilo e renovador.

A caminhada afasta a depressão e reduz a ansiedade. Quando caminhamos, o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela alegria, relaxamento, bem-estar e humor. Por causa de todos esses benefícios, a disposição para o trabalho é redobrada e o praticante ganha em qualidade de vida. É o tipo de exercício que não exige preparos especiais. Pode ser realizado no campo, no parque, na rua, em ginásios. Basta colocar uma roupa leve, um tênis adequado e acelerar o passo um pouco acima do normal, para queimar calorias.

Para alcançar todos esses benefícios, é necessário caminhar frequentemente em dias alternados, durante uma hora. O principiante pode reduzir esse tempo conforme suas condições físicas. A caminhada é recomendada a todos por ser um exercício preventivo. Mas é recomendado principalmente para adultos aparentemente saudáveis e em especial idosos, pacientes portadores de doenças cardíacas, doenças metabólicas, obesidade e excesso de triglicérides.

Há um aspecto social que precisa ser levado em conta. Caminhar é divertido. Pode se tornar um hábito. O passeio coloca você em contato com outras pessoas e facilita novas amizades. A vida se torna mais divertida. Antes de se tornar um praticante da caminhada, consulte o seu médico. Certamente ele vai estimular ainda mais a iniciativa. Seus amigos vão perceber logo a diferença.

1. A duração de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento.

2. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duração de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duração total.

3. O efeito da caminhada só é obtido para uma intensidade de no máximo de 7 km/hora. Após essa marca, se o corpo se adapta ao esforço é preciso aumentar a intensidade.

Leia mais: Nuno cobra, A semente da Vitória.

Últimas Publicações

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb