Concorrentes | Como parceiros em negócios específicos

A disputa pelo consumidor sempre foi uma característica marcante no mundo dos negócios. Na atual conjuntura, o cliente quer sempre mais por menos, mostra o que quer comprar, quanto e como quer pagar, sinalizando claramente que não é mais tão fiel a marcas como antigamente e a competição tornou-se muito mais acirrada, criando um ambiente de “hipercompetitividade”.

Atualmente os concorrentes estão com seus diferenciais competitivos cada vez mais próximos, categorizando um ambiente semelhante a “um grid de largada de Fórmula 1”, onde a diferença de tempo entre os primeiros colocados é calculada em milésimos de segundo; as vantagens são conquistadas nos mínimos detalhes e a diferença entre vencedores e vencidos é dada numa fração de segundos.

Como são tantas as mudanças que estão estabelecendo a nova dinâmica dos negócios, as empresas necessitam rever muitas das posições firmadas.

Em alguns casos, pode até soar estranho, os concorrentes estão deixando de ser adversários para tornarem-se parceiros em negócios específicos. A competição pelo consumidor continua, só que num outro formato.

A grande verdade na discussão sobre concorrentes é que não há mais como esconder seu negócio deles. É preciso se conscientizar que há uma facilidade muito grande no acesso às informações sobre o que acontece com as empresas e seus negócios, reforçada, por exemplo, pela Internet e globalização.

A nova realidade desenha um modelo de negócios não mais associado a um jogo de pôquer, onde um adversário desconhecia as cartas do outro. Ela é, sim, semelhante a um jogo de xadrez, onde as peças estão postas à mesa e podem ser vistas por todos os adversários.

A diferença está na inteligência, rapidez e firmeza que o jogador, no caso a empresa, reserva nos movimentos de suas peças, articulados sob sua estratégia.

Independente das condições de acordo ou disputa com concorrentes, deve haver um equilíbrio entre os focos oferecidos a consumidores e concorrentes. Negligenciar qualquer um deles pode custar caro!

A história intitulada “A Ratoeira” ilustra muito bem tal proposta, além de apresentar os padrões de concorrência na atual conjuntura de negócios. Conforme descrição no livro Marketing Trends (M.Books, 2004, p.133), de Francisco Alberto Madia de Souza, seu contexto se desenvolve neste sentido:

“Um certo dia, o rato olha pelo seu buraco na parede e vê o fazendeiro desembrulhando uma reluzente ratoeira. Sai correndo pela fazenda gritando: 'Cuidado, há uma ratoeira na casa...'

A galinha deu um sorriso e comentou: 'Ratoeiras só dizem respeito aos ratos'. Já o porco, manifestando solidariedade ao rato, disse: 'Cuide-se, mas, se o pior acontecer, prometo rezar por sua alma'. E o boi continuou ruminando, indiferente, fingindo não ver o desespero do rato. Ou seja, para o pobre rato só restou encarar a ratoeira de frente...

Na mesma noite, a ratoeira funcionou. Só que, em vez do rato, acabou 'fisgando' o rabo de uma cobra venenosa, que picou a distraída mulher do fazendeiro, levada imediatamente ao pronto-socorro. Devidamente medicada, a mulher passou duas semanas de cama, com muita febre, e acabou sobrevivendo.

Só que, para atenuar a febre, nada melhor que uma canja - e lá se foi a galinha. Para alimentar os parentes e amigos que vieram visitar a mulher, o porco foi para o forno. “E, para comemorar a recuperação da mulher, nada melhor que um churrasco - e desta vez o ‘voluntário’ foi o boi”.

Moral da história: concorrente seu não é apenas aquela empresa que presta o mesmo tipo de serviço ou comercializa o mesmo produto que sua empresa. Hoje, a concorrência não é apenas específica, mas genérica: todos os produtos e serviços estão concorrendo pela escolha que o consumidor oferece a seu poder aquisitivo.

Faça uma associação de tudo o que foi comentado com os negócios de sua empresa e tire suas próprias conclusões; mas seja inteligente, rápido e firme!

Últimas Publicações

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportu.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação .. (continue lendo)

  • Impulsione as Vendas do Segundo Semestre

    O mês de agosto é crucial para o planejamento do segundo semestre, especialmente para empresas que enfrentam picos de demanda no final do ano, como o varejo. A preparação adequada neste momento pode ser a diferença entre um final de ano caótico e uma operação e.. (continue lendo)

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, ofer.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de em.. (continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, m.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb