A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) apresenta o resultado da empresa e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. É permitido que a empresa apresente a DLPA no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), se as únicas alterações no seu Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de pagamento de dividendos ou de outra forma de distribuição de lucro, correção de erros de períodos anteriores, e de mudanças de políticas contábeis.
Conteúdo da demonstração
A empresa deve apresentar, na DLPA, os seguintes itens, adicionalmente às informações requeridas pela Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente:
· lucros ou prejuízos acumulados no início do período contábil;
· dividendos ou outras formas de lucros declarados e pagos ou a pagar durante o período;
· ajustes nos lucros ou prejuízos acumulados em razão de correção de erros de períodos anteriores;
· ajustes nos lucros ou prejuízos acumulados em razão de mudanças de práticas contábeis;
· lucros ou prejuízos acumulados no fim do período contábil.
Forma de preparação
Essa demonstração é de preparação rápida e simples. Nada mais representa do que uma mera transcrição, de forma ordenada e racional, da conta de razão de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Todavia, essa demonstração somente deve ser feita após todos os ajustes finais, ou seja, após levantado o Balanço Patrimonial.
Ver mais: NBC TG 1000 – Seção 6 - DMPL e DLPA.
18 Dezembro - 2025
Pesquisa da CNDL/SPC mostra que 36% dos consumidores participarão da brincadeira, vista como forma de economizar, fortalecer laços e impulsionar as compras presenciais e digitais em dezembro de 2025
18 Dezembro - 2025
Bolsa cai 0,79% e volta aos 157 mil pontos
18 Dezembro - 2025
Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) passou de uma alta de 0,21% em novembro para uma elevação de 0,21% em dezembro
18 Dezembro - 2025
Estimativa para o PIB é 2,25% em 2025
Desenvolvido por: TBrWeb