Produção industrial cresce 1,2% em março, aponta IBGE

A produção industrial brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado veio após uma variação nula no mês de fevereiro e de 0,1% em janeiro de 2025. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (7/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o maior crescimento desde junho de 2024, quando a indústria avançou 4,3%. 

 

O crescimento veio bem acima das estimativas dos economistas, que esperavam estagnação. Em relação ao mesmo período do ano passado, a indústria teve crescimento de 3,1% na sua produção. No ano, acumula alta de 1,9% e, em 12 meses, expansão de 3,1%. 


No mês, três das quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram expansão na produção. As principais influências positivas vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,4%), indústrias extrativas (2,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,7%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%).

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o mês de março se caracterizou por um maior dinamismo após cinco meses sem crescimento significativo. “O maior ritmo verificado em março de 2025 foi caracterizado não só pela maior intensidade do resultado, mas também pelo perfil disseminado de taxas positivas”, destacou.

 

De acordo com Macedo, “a explicação para o resultado desse mês passa pela combinação de meses sem crescimento relevante mais setores importantes recuperando perdas de meses anteriores”.

Entre as atividades que apontaram queda na produção, produtos químicos (-2,1%) e produtos alimentícios (-0,7%) exerceram os principais impactos na média da indústria.

Resultado por grandes categorias econômicas

Bens de consumo duráveis: 3,8%

Bens de consumo semi e não duráveis: 2,4%

Bens intermediários: 0,3%

Bens de capital: -0,7%

Fonte:correiobraziliense

Últimas Publicações

  • Negócios de Microfranquias ou de Baixo Investimento

    Para ter um negócio de microfranquias ou de baixo investimento que consiga se sustentar diante da crise financeira atual no Brasil, você precisa adotar uma abordagem estratégica e focada em alguns pontos cruciais:  

    continue lendo)

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:continue lendo)

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-f&eacut.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais di.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem s.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui .. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb