É bastante comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a data da aposentadoria, isso normalmente acontece devido às inúmeras modalidades deste benefício.
No entanto, a Reforma Previdenciária estabeleceu novas regras previdenciárias, e aumentou significativamente, as alternativas de aposentadoria.
Entretanto, é preciso ter bastante cuidado ao solicitar o benefício, pois, qualquer erro, por mais simples que seja, ao tomar essa decisão, pode causar prejuízos irreversíveis.
Por isso, o planejamento previdenciário pode ser a melhor alternativa para descobrir qual a melhor data para se aposentar.
Perante a regra geral da aposentadoria, atualmente, os homens podem se aposentar com 65 anos de idade e as mulheres com 62, embora hajam outras possibilidades.
Considerando a existência de cinco regras de transição que podem auxiliar a optar pelo modelo mais vantajoso de aposentadoria, é possível alterar a idade mínima para se aposentar.
Tudo isso sem contar a aposentadoria especial, contagem de tempo especial para aposentadoria, averbação de tempo, entre outros fatores.
Diante das diversas possibilidades de aposentadoria, é muito fácil ocorrer um erro no percurso, o qual faça o segurado se aposentar com a idade menos vantajosa.
Normalmente isso acontece porque o segurado deixa para pensar com atenção na aposentadoria, somente no momento em que está prestes a solicitar este benefício.
Tal hábito torna o processo de formação do histórico profissional complexo e demorado, o qual requer a junção de toda a documentação necessária, realização dos cálculos, análise das possibilidades de aposentadoria e finalmente, a descoberta da melhor idade para se aposenta
Isso quer dizer que não há uma data padrão, pré-definida, que indica a melhor data para se aposentar, pois este fator irá depender da situação particular de cada segurado do INSS.
No entanto, é possível afirmar que, ignorar o planejamento previdenciário e deixar para pensar na aposentadoria de última hora, indica grandes chances de perder dinheiro.
O planejamento previdenciário, na prática, funciona através de etapas importantes conforme observado a seguir:
Fonte: Jornal Contábil | 30/12/2020
Desenvolvido por: TBrWeb